Doença Periodontal e Alzheimer
Dia 21 de setembro foi estabelecido como o dia mundial da Doença de Alzheimer. Então vamos falar um pouco sobre sua associação com a doença periodontal!
Em janeiro deste ano foi publicado um artigo na revista Science Advances com bastante repercussão na mídia mundial. O artigo chamou a atenção para a possibilidade da associação de ambas as doenças, apesar de não ser o primeiro a investigar o tema.
A razão biológica para se pensar na associação é de que pacientes com doença de Alzheimer possuem uma neuroinflamação compatível com a de processos infecciosos. Alguns agentes infecciosos já foram identificados no tecido cerebral, mas ainda sem muitas evidências robustas de sua associação à doença de Alzheimer.
Nesse artigo, o grupo de pesquisa descobriu uma ligação potencial entre a P. gingivalis, bactéria associada à doença periodontal, e a doença de Alzheimer. Os pesquisadores analisaram tecido cerebral, líquido espinhal e saliva dos pacientes com doença de Alzheimer - vivos e falecidos. As Gingipains, uma enzima tóxica secretada por essas bactérias, foram encontradas em 96% das 53 amostras de tecido cerebral examinadas, com níveis mais altos detectados naqueles com a patologia e sintomas da doença de Alzheimer.
Esses achados contribuem com as evidências da patogênese da doença de Alzheimer. No entanto, ainda são necessários muitos estudos para a definição de uma causa específica. Apesar disso, fica a lembrança de que ter saúde bucal é sempre importante para a saúde geral de todos
Referência: Porphyromonas gingivalis in Alzheimer’s disease brains: Evidence for disease causation and treatment with small-molecule inhibitors. Dominy et al. 2019 Science Advances