Periodontite não cura com remédio?
Escuto essa pergunta com bastante frequência. Infelizmente a resposta é não.
Bem que a doença periodontal poderia ter uma relação de causa simples com as bactérias, facilitaria muito o tratamento, mas infelizmente não é assim.
O tratamento padrão ouro (o de primeira escolha) é a raspagem subgengival associada a mudanças nos hábitos de higiene bucal. Essa mudança na forma de fazer a higiene bucal é que será a responsável por reduzir as bactérias a um nível que seja possível nosso corpo se manter saudável.
Associar um remédio como, por exemplo, antibiótico junto ao tratamento pode trazer benefícios, que no papel trazem vantagens, mas não necessariamente essas vantagens são clinicamente relevantes. Por isso precisamos colocar na balança a relação do benefício e do risco do uso de antibióticos de forma regular no tratamento periodontal. A resistência bacteriana é um grande problema no mundo.
No entanto, existem casos em que os pacientes não respondem bem ao tratamento periodontal. Nesses casos está sim indicado o uso de antibióticos associado ao tratamento convencional. Lembrando que sozinho, sem estar associado ao tratamento de raspagem subgengival, o antibiótico não será resolutivo.
Referências: Mdala et al. Journal of oral microbiology (2013); Fagggion et al. British dental journal (2014); Graziani et al. Periodontology 2000 (2017).